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Cases de Sucesso
Lean It
em 7 Kaizens

A Ekantika participou da fase de mudança de uma grande companhia de varejo brasileira, desenvolvendo um projeto dividido em 7 etapas.

Começar
Objetivos
Apoiar a equipe interna de TI a se estruturar de forma rápida e evolutiva, para atender as necessidades das áreas usuárias, trazendo maior aproximação ao negócio, agilidade e qualidade à TI.
Kaizen #1
Entendendo A Gestão De Demandas
O primeiro passo foi conhecer todos os tipos de demandas (projetos, melhorias, incidentes e requisições) que chegavam para a área de sistemas de TI e detectar as deficiências do processo. A idéia era desenhar uma ferramenta de captura de solicitações ágil e que estruturasse a entrada de pedidos, com um indicador de prioridade para cada tarefa.
Kaizen #2
Estabelecendo A Capacidade De Entrega De Ti Alinhada Às Demandas Do Negócio Da Empresa
O segundo Kaizen comandado pela Ekantika com os colaboradores da célula-piloto teve o objetivo de definir e construir um modelo de capacity, ou seja, um sistema que mostrasse a real capacidade de uma equipe de TI de entregar os pedidos feitos pelos usuários da empresa.
Kaizen #3
O Desenvolvimento Das Ferramentas De Lean It
Nesta etapa, a área de TI começou a dar os primeiros passos de forma autônoma, sem o acompanhamento próximo dos consultores da Ekantika. A missão era desenvolver o sistema para suportar as ferramentas de gestão de demandas, priorização e capacity, estudadas e planejadas nos Kaizens 1 e 2. Tudo informatizado e com acesso pela intranet da empresa.
Kaizen #4
Estudo Da Polivalência Das Equipes De Ti
A filosofia Lean valoriza o trabalhador versátil e com grande capacitação. O mapeamento de habilidades para descobrir qual era a taxa de aderência de cada um em relação às metas, além de permitir a realização de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos colaboradores, para que eles possam ter a perspectiva de desenvolvimento em suas carreiras.
Kaizen #5
Testando As Ferramentas De Lean It
Com as ferramentas já desenvolvidas, era a hora de testá-las. A idéia era fazer uma simulação de um ciclo de uma demanda solicitada para a célula-piloto, em todas as suas fases, desde a pré-análise da demanda, seu processo de priorização, de alocação de capacity e a execução.
Kaizen #6
A Implementação Do Lean It Na Célula-piloto Parte 1
Iniciou-se a transformação da TI tradicional desta célula em uma TI 2.0, seguindo a filosofia Lean na prática. No K6, foram implementados os processos para “Projetos e Melhorias”, incluindo os quadros de Gestão à Vista específicos para esta finalidade
Kaizen #7
A Implementação Do Lean It Na Célula-piloto Parte 2
Para finalizar o processo, é implementado um quadro de Acionamento de Andons que registra a ocorrência de incidentes priorizados por urgência e emergencia.
Resultados
Alcançados

Uma diminuição significativa no tempo de desenvolvimento foi obtida atráves de:

  • Redução de novos requerimentos fora do escopo original
  • Redução de bugs e melhoria da qualidade
  • Eliminação de atividades que não agregam valor
Lead Time
geração do pedido até o inicio do Projeto
antes do Lean It 60 a 90 dias
após 12 meses 10 a 15 dias
30% Mais Produtividade
Polivalência da equipe de TI
hoje 50%
após 12 meses 75%
Lead Time de Desenvolvimento
-30%
Incidentes
antes do Lean IT 800
após 12 meses 550
Requisições
hoje 400
após 12 meses 280